Parques Nacionais registram recorde de visitação em 2015

11_01_2016_portal_destaque_chapada_paulino
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. | Foto: Paulino Menezes

Os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros, da Chapada dos Guimarães e do Iguaçu estão sendo cada vez mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros interessados no turismo de natureza e aventura que podem ser encontrados nas reservas. Prova disso, foi o recorde de visitações registrados em 2015 nos três parques.

A Chapada dos Veadeiros, localizada no Estado de Goiás, recebeu 56.629 visitantes em 2015, um crescimento de 43,5% em relação ao ano anterior. A vegetação típica do cerrado, cachoeiras, formações rochosas e trilhas que instigam os apaixonados por natureza e aventura foram responsáveis pelo maior registro de turistas desde 2012.

Outro parque que também celebra os bons números do turismo é o da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Suas cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas atraíram 174.855 visitantes no ano que passou. Trata-se do maior número já verificado desde 2010 e representa um crescimento de 29% em relação a 2014, quando 135.092 turistas visitaram a região.

“O Brasil é um país riquíssimo em recursos naturais, mas é preciso transformar as atrações em produto turístico com infraestrutura básica para os visitantes, como hotéis, serviços, transporte e preço competitivo. Para isso, estamos trabalhando uma proposta para implantar as Áreas Especiais de Interesse Turístico, com regras especiais para flexibilizar os tributos, facilitar os processos de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia”, explicou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O município de Foz do Iguaçu, no Paraná, também inicia o ano com bons motivos para comemorar. Em 2015, o Parque Nacional do Iguaçu registrou o maior número de visitantes desde 2012 – início da série histórica –, mais de 1,6 milhão de turistas. O Brasil lidera o ranking dos 172 países que frequentaram a atração, seguido pelos vizinhos argentinos e paraguaios.

A primeira visita da professora Adriana Frony, 44 anos, ao cartão postal deixou fortes lembranças. “Fiquei maravilhada e impressionada com a infraestrutura e serviços oferecidos. O passeio beirando a queda d’água foi perfeito e surpreendente”, relembra.

De acordo com os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, divulgado em dezembro, Foz do Iguaçu está entre os dez destinos mais competitivos do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s