Tradição e tranquilidade no carnaval de Lagoa dos Gatos

thumb_IMG_7256_1024
Carnaval começa com brincadeira para descobrir quem é o Zé Pereira mascarado. | Foto: Edméa Ubirajara

Em pleno Agreste pernambucano, distante 54 km de Caruaru, uma festa carnavalesca mantém a tradição viva em Lagoa dos Gatos. A brincadeira começa logo com uma pergunta: “Quem é o Zé Pereira?” e termina com uma grata surpresa: sim, vale a pena incluir esse destino no seu roteiro de carnaval e de viagens por todo o ano. A folia só chegou ao fim na noite desta terça-feira (09), com shows no polo da Lagoa Maracajá.

thumb_IMG_7278_1024
Manutenção do mistério é uma das brincadeiras mais antigas do carnaval lagoagatense | Foto: Edméa Ubirajara

Em clima de mistério, um homem fantasiado de Zé Pereira desfilou no início da noite do sábado (06) acompanhado da Rainha do Carnaval e do Rei Momo, chegando até o polo da folia. Os foliões até que tentaram, mas não conseguiram adivinhar quem estava sob a máscara e o homem que deu vida ao personagem acabou lucrando com a brincadeira. Isso porque um prêmio de R$ 500 seria pago a quem descobrisse a identidade dele e como não houve vencedor, ele faturou a premiação. Mas tudo estava apenas começando e a Orquestra Superoasis abriu a noite que foi marcada por um show empolgadíssimo da cantora Elba Ramalho. Não faltaram sucessos e a artista esbanjou simpatia em quase duas horas de apresentação.

thumb_IMG_7303_1024
Elba Ramalho chegou esbanjando energia para a abertura dos shows. | Foto: Edméa Ubirajara

E pra quem pensa que alguém acordou cansado, a movimentação durante o dia deixou claro que o desejo de visitantes e moradores da cidade era de que a festa não se acabasse nunca. Depois de um belo suco de coco, delícia da região, e de andar pelas ladeiras, pra todo lado que se olhava, surgiam mascarados. É que o carnaval de Lagoa dos Gatos é famoso pela figura do Mateu, que sai coberto dos pés à cabeça com tecidos coloridos e uma máscara pontuda. E era exatamente assim que alguns foliões estavam desfilando animados em todos os dias.

No finalzinho da tarde do domingo, prosseguiram os shows de Pegada Milionária, Nairê e Gigantes do Samba. No mesmo palco ainda passaram (na segunda-feira) a banda Vumbora, Renan Cruz e um dos maiores sucessos da música atualmente, Mano Walter. O cantor alagoano adaptou todo o repertório de vaquejada para músicas de acordo com o período carnavalesco. A maratona de shows se encerrou com Pegada de Bacana, Firma, Mega Star e Marreta é Massa, na terça-feira (09).

thumb_IMG_7405_1024
Fantasiados de Mateu, grupos se divertem pelas ruas da cidade. | Foto: Edméa Ubirajara

Claro que a esse ponto da cobertura já tínhamos flagrado ainda mais Mateus pelas ruas. Na segunda-feira, o secretário de Turismo de Lagoa dos Gatos, Adeilson Soares, organizou o Bloco do Mateu, arrastando fantasiados pelas principais ruas da cidade. E até banho de mangueira teve pra ajudar a diminuir o calor debaixo de toda aquela roupa.

 

Por fim, é possível entender porque Elba Ramalho afirmou por duas vezes em suas redes sociais que voltaria a Lagoa dos Gatos. Não é só por causa do suco de coco, do clima agradável, das paisagens belíssimas ou da hospitalidade típica. Mas é por tudo isso junto que esse destino é ainda mais especial.

Ficou curioso? O principal acesso a Lagoa dos Gatos é pela BR 104 e, logo depois, pela PE-123, que foi revitalizada. Lá ainda tem Reserva Particular de Patrimônio Natural, cachoeiras, gastronomia rica e um pedacinho da história de Pernambuco preservada em um museu no centro da cidade. Mas essa já é outra história que voltamos pra contar.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s