Encontro da Astur-PE discute significado real do turismo

O auditório lotado deixou claro o sucesso do Encontro da Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE). O evento recebeu, somente nesta terça-feira (01), representantes de 25 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado. Esta também foi a data escolhida para a posse oficial do novo presidente da entidade, o secretário de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos. Toda a programação foi realizada na Pousada Lar de Glória, em Cupira, e nesta quarta-feira (02), todo o grupo seguirá para uma visita técnica na cidade de Lagoa dos Gatos.

O presidente da Astur-PE lembrou o momento de crise que todo o país vive no momento, mas também evidenciou que embora a saúde e a educação sejam prioritárias para o bem-estar de toda a população, é necessário enxergar o turismo e a cultura como geradores de renda e, portanto, grandes aliados para o desenvolvimento de todo o município.  “Cultura é prioridade porque nós precisamos manter viva a identidade de um povo, cada um deve olhar para trás e ver de onde veio. Precisamos também enxergar o turismo como gerador de divisas. Não fazemos festa por fazer festa, nós fazemos eventos, temos compromisso com o crescimento”, disse Josenildo. Ele acrescentou ainda que um dos pontos mais importantes para um desenvolvimento sólido é aliar cada ação com a comunicação.

(Foto: Adriano Monteiro)
(Foto: Adriano Monteiro)

O anfitrião, Josivaldo Mariano Alves, disse, em sua fala, que Cupira passou hoje por um momento que vai ficar na sua história.  “Vocês estão conhecendo um pouco de Cupira.  As pessoas ainda pensam que aqui é algo muito antigo, mas no nosso município temos um grande potencial e estamos o conhecendo de uma forma muito interessante,  de dentro pra fora”, evidenciou. A cidade que recebeu o evento é  a quarta maior produtora de confecções do Agreste e tem muita força no turismo de compras e negócios.

Também nesta terça, foram eleitos por aclamação os vice – presidentes da Associação, Adeilson Soares (Lagoa dos Gatos) e João Moraes (Igarassu). “O nosso desafio continua sendo sensibilizar prefeitos e gestores para que acreditem no turismo.  Se não houver essa compreensão,  infelizmente eles continuarão à margem. É  pautados em tudo isso que pretendemos dar continuidade ao mandato de Quirino até as próximas eleições, em março de 2017”, finalizou Josenildo Santos.

(Foto: Adriano Monteiro)
(Foto: Adriano Monteiro)

Para a quarta-feira (02) está programada, às 8h, uma reunião acerca das dificuldades burocráticas para aquisição do Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiro Militar nos eventos públicos e a escolha para sediar o próximo Encontro da Associação. O evento será encerrado após visita técnica aos atrativos turísticos de Lagoa dos Gatos,  a exemplo do centro histórico,  da Lagoa Maracajá e da Reserva Particular de Patrimônio Natural Pedra D’Anta, um verdadeiro santuário de aves, que abriga espécies raras e endêmicas de pássaros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s