Empetur visitará representantes da RT Encantos do Agreste esta semana

Agrestina sediará a primeira reunião entre os representantes da nova Região Turística de Pernambuco, a Encantos do Agreste, e os técnicos da Diretoria de Estruturação Turística da Empetur. O encontro, marcado para as 8h do próximo dia 31, terá como principal pauta a criação de uma Instância de Governança,  que funciona como uma espécie de conselho para o trade turístico de uma região. Participarão representantes de Agrestina, Lagoa dos Gatos, Cupira e Panelas.
(Foto: Adriano Monteiro)
(Foto: Adriano Monteiro)
Outro encontro do tipo havia ocorrido em 21 de março para inteirar todos acerca da  documentação solicitada pela Empetur para que haja o reconhecimento do grupo. Este foi o mesmo grupo que criou a Rota 104, que engloba ainda outras cidades margeadas ou cortadas pela rodovia. O secretário de Cultura, Turismo e Juventude, que preside a Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e também foi escolhido para a coordenação regional da Região Encantos do Agreste, Josenildo Santos, explica que esta é uma das exigências do Ministério do Turismo para a criação de uma RT. “Assim, unimos  representantes públicos e privados, que tenham relação direta com o turismo, a exemplo de  hotéis, restaurantes, meio ambiente, transporte, educação e saúde das cidades.”
Entre as exigências para fazer parte das regiões turísticas estão a necessidade de ter algum órgão que representa o turismo, seja Diretoria, Secretaria ou até mesmo setor. Também é necessário ter dotação orçamentária para o turismo inclusa na Lei Orçamentária Anual (LOA). Por fim, deve ser assinado um Termo de Compromisso pelo secretário ou pelo prefeito do município informando que irá atender a essas exigências.
A data para que todos os municípios se manifestem para participação no Programa e cumpram as exigências de documentos ficou definida como 30 de março. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos,, o município cumpre todos os requisitos para efetivar o reconhecimento como Região Turística de Pernambuco. A confirmação das alterações será feita pelo Conselho Estadual de Turismo após o envio da documentação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s