Dia de São João é marcado por desfile de bacamarteiros em Caruaru

O tradicional Desfile de Bacamarteiros de Caruaru será realizado no Dia de São João, 24 de junho, quando também é comemorado o Dia dos Bacamarteiros. O bacamarteiro é uma das figuras mais emblemáticas da cultura nordestina, especialmente do período junino.

(Fotos: Rafael Lima/PMC)
(Fotos: Rafael Lima/PMC)

O bacamarte é uma arma de fogo de cano curto e largo, que serviu na Guerra do Paraguai, em 1865, e foi modificada para ser utilizada sem oferecer risco algum. Os bacamarteiros são os responsáveis por manuseá-las, eles possuem uma técnica de disparo em que o bacamarte é direcionado ao chão e o tiro, que faz um grande barulho, é tão forte que chega a girar quem o dispara, tornando a exibição bem interessante. Essas apresentações, que sempre acontecem ao som de muito forró, são típicas das festas de São João em Pernambuco.

Devem participar do desfile deste ano 32 batalhões, da cidade e da zona rural, que somarão mais de mil bacamarteiros. A concentração dos batalhões será na Escola Municipal Professor Altair Nunes Porto Filho, que fica na rua José Carlos Coutinho, s/n, bairro Cedro. A concentração inicia às 13h e deve sair em desfile a partir das 15h, em direção ao Polo da Estação Ferroviária, onde o espetáculo dos tiros de bacamarte continuará, ao som de trios pés-de-serra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s