Tudo pronto para a abertura da 47ª Festa das Marocas em Belo Jardim

Evento começa hoje (21) e segue até a segunda-feira (24)

Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, já está pronta para o início da 47ª Festa das Marocas, tradicional evento do município realizado sempre no mês de julho. Este ano, a festa, que também é chamada de ‘Redenção’, começa hoje (21) e segue até a próxima segunda-feira (24). Em 2017, após os últimos 11 anos tendo sido feita no Pátio da Feira e Eventos, a festa volta a ser realizada na Avenida Deputado José Mendonça Bezerra, no Centro.

Com três polos de animação, esta edição do evento contará com diversas atrações que irão se apresentar no palco principal, no polo do Carro da Pitú e também no polo alternativo, este último na Praça Agamenon Rodrigues Caraciolo, popularmente conhecida como Praça dos Correios.

Programação

Nesta sexta, no final da tarde, por volta das 16h, o histórico Carro da Pitú, de Otoni Rodrigues Propaganda, um dos homenageados do evento, volta a fazer a abertura da festa após cerca de 20 anos. Ele sairá da Cohab I até à Avenida Deputado José Mendonça Bezerra, no Centro.

Já no sábado (22), às 16h, tem início diversas apresentações culturais de música e de teatro no polo alternativo. À noite, por volta das 19h, o Carro da Pitú animará o público com muita música popular, incluindo as canções tradicionais que fizeram parte do passado da festa, a exemplo das cirandas e forró pé de serra. Um pouco mais tarde, a partir das 21h, no palco principal, se apresentam a banda Forró dos Firmas, a dupla sertaneja Gleydson e Henrick, e o paraibano Ton Oliveira.

No domingo (23), como tradição no passado, o carro da Pitú abre a festa com a apresentação de quadrilhas juninas e muita animação, a partir das 15h, enquanto que à noite, às 21h, sobem ao palco principal o forrozeiro Flávio Leandro, a banda Gaviões do Forró e encerrando o evento, a banda Brasas do Forró.

Já na segunda feira (24), feriado municipal, a partir das 16h, o Carro da Pitú parte da Avenida José Mendonça Bezerra tendo como destino final a Cohab I, fazendo assim o encerramento oficial da 47ª Festa das Marocas.

Segundo o prefeito Gilvandro Estrela, a expectativa e que o evento ocorra pacificamente e traga de volta a tradição que tinha no passado. “A festa será diferente das últimas que aconteceram nos 10 últimos anos, queremos resgatar a festa tradicional. Eu tenho fé que tudo dará certo, esperamos contar a compreensão do povo, principalmente dos mais jovens”, afirma.

Segurança

Área da festa será toda isolada por equipes da Polícia Militar, que terá à disposição um corredor exclusivo para circulação de policiais na área dos shows e tablados que darão maior visibilidade aos PMs que estarão de serviço no evento. A festa contará com cinco acessos, todos com ação de revista de pessoas. Dez disciplinadores (grades de bloqueio) serão instalados em ruas nos arredores do evento, e os portões poderão ser fechados em caso de superlotação do espaço.

Além da PM, seguranças particulares, orientadores de trânsito, bombeiros civis, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar e Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) também vão atuar no local e nas imediações da festa.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Maneco, a estrutura do evento vai contar com um stand da pasta com enfermeiros e técnicos de enfermagem plantonistas. No local, serão prestados atendimentos e haverá distribuição de preservativos e orientações na área de saúde. “Estamos nos preparando da melhor maneira para colaborar com o sucesso da Festa das Marocas”, declara o secretário.

Homenageados

Este ano a Festa das Marocas homenageia uma das suas fundadoras, Maria José Lima, e o histórico animador do evento, Otoni Rodrigues Propaganda, ambos “in memorian”.

O evento

Realizada há 47 anos, a Festa das Marocas é considerada, pela Lei 13.842, Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco, desde 2009. Título este, somente concedido, a eventos cuja dimensão cultural e econômica já ultrapassou os limites regionais, como o Carnaval de Olinda e o Galo da Madrugada.

O evento acontece, tradicionalmente, no mês de julho e transforma a cidade em um centro de cultura popular e música, atraindo milhares de pessoas que movimentam o turismo da região e aquecem a economia nos festejos que encerram o calendário junino do Estado.

Com realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, este ano a festa conta com o apoio da Rádio Bitury FM e Pitú, Mania de Brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s