Afinal, por que pernambucano é tão orgulhoso?

Todo mundo sabe que pernambucano é orgulhoso. Superlativos são quase sinônimos de quem nasceu em Pernambuco ou até mesmo de quem vive por essas terras. Mas, uma coisa é certa: em cada canto desse estado é possível descobrir motivos para se ter orgulho, principalmente levando em conta a resistência que é que existe no nosso DNA.

As praias do litoral são conhecidas pelo mundo inteiro e ainda há muito que se descobrir. Vocês sabiam que o cavalo-marinho que tem lá em Ipojuca só tem uma parceira e é o macho que engravida? (Não, né?) Na Zona da Mata, pude ver de perto a riqueza histórica de cada construção e de cada herança étnica que nos foi deixada. Já prestou atenção que a cor das folhas das árvores vai mudando na medida que você vai se aproximando do litoral? É bem interessante observar esses detalhes.

No Agreste, conheci desde a vocação empreendedora do Polo de Confecções até as mais diversas nuances de produções artísticas e culturais, sem contar com as riquezas naturais. Existem cachoeiras inexploradas, trilhas conhecidas apenas por moradores, reservas nas quais você precisa ter cuidado para não dar de cara com um beija-flor – afinal, o espaço é deles e você é o visitante. Uma vez eu escutei um guia explicando que não precisávamos ter medo das cobras, elas é que deveriam ter medo da gente. “Elas não atacam”, ele avisou.

Nessas andanças eu também descobri o tanto de força, poesia e arte que tem no sertanejo. Pernambuco é como se fosse um país com vários dialetos, biomas e culturas que parecem se multiplicar. Se bem soubéssemos nós não precisaríamos sair daqui, mas o mundo é grande e como diz o poeta “o destino nos espera”. Vamos explorar juntos cada cantinho daqui e de qualquer lugar. Viajar – seja física ou mentalmente, é uma forma de alegrar a alma.

por EDMÉA UBIRAJARA

Anúncios

7 comentários

  1. Meu orgulho Pernambucano é apenas por conta da nossa gastronomia maravilhosa, musicalidade incrível, clima fantástico, gente linda, danças e paisagens, meu time Sport, e tantos outros detalhes que nos faz humildemente maravilhosos! Kkkkk

    Curtir

  2. Edmea, Pernambuco é mesmo um encanto e seu texto tem muita poesia. Seu texto me fez lembrar dos versos de Antônio Nóbrega “Eu sou Pernambuco falando para o mundo”. Não acho que isso seja ufanismo é que somos mesmo os “mais mais” do mundo todo. E lembre-se, quando for a Paris não diga que é de Pernambuco para não humilhar os amigos! Beijos e parabéns, Edmea. Continuas a distribuir poesia por aí. Cheiro!

    Curtir

  3. Excelente texto 👏👏👏👏
    Eu tenho orgulho de ser nordestina, pernambucana! Tenho o maior orgulho da nossa literatura que taz grandes escritores como Ariano Suassuna…Tenho paixão pelo frevo, maracatu🤗 os encantos e as riquezas das poesias!
    O artesanato das mãos de Vitalino!
    Tenho orgulho de conhecer pessoas que escrevem textos como esse!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s