A prova de que a união faz a força

Não é nenhum segredo que a união fortalece. Isso também vale para um movimento, uma classe ou profissionais. Essa máxima tão conhecida está sendo provada pela Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE). No último fim de semana a entidade realizou o terceiro encontro e foi possível reunir mais de 30 representantes de municípios pernambucanos em Itapissuma, na Zona da Mata. O mais interessante de iniciativas desse tipo é que elas conseguem integrar municípios e assim fortalecer os pleitos destes diante dos Governos Estadual e Federal.

Com uma programação extensa, o objetivo do encontro foi demonstrar como a comunicação faz diferença no fortalecimento de um destino turístico. A temática ‘Turismo como ferramenta para desenvolvimento sustentável de uma localidade’, foi apresentada por Steven Albuquerque, consultor do SEBRAE Pernambuco e Mestre em Administração pela UFPE e Master in International Business pela Universidade de Barcelona. Após mostra gastronômica todos ainda puderam realizar uma visita técnica explorando o Canal de Santa Cruz, o Sítio do Canto, a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, o Casarão do século XVII, a Fazenda Mulata e as ruínas do Engenho de Cana de Açúcar. Em seguida, foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista e todos seguiram para o Centro Artesanal e o Polo Gastronômico da Caldeirada.

Josenildo Santos, presidente da Astur-PE e secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, avaliou positivamente o III Encontro e destacou que o momento foi de muito aprendizado. Isso porque no último evento, realizado em Afogados da Ingazeira a temática foi gastronomia e agora foi comunicação e marketing voltados para o desenvolvimento sustentável do turismo, além de comunicação ‘versus’ assessoria de imprensa para o turismo. “Foram muitos questionamentos e as pessoas realmente estavam com vontade de aprender. A receptividade do município de Itapissuma também foi espetacular. Foi muita cultura, coco, maracatu, banda de música. O sentimento é de gratidão, de dever cumprido”, finaliza.

Esse sentimento acompanha essa gestão da Astur-PE há um bom tempo. Através da articulação dessa união, já foi possível viabilizar projetos como a Rota 104, a participação de municípios do interior em iniciativas como o Recife Antigo de Coração e no Domingo da Arena Pernambuco fato jamais imaginado por muitos deles. Os frutos são a valorização das riquezas espalhadas por todo o Estado. De acordo com o presidente da Associação, o IV Encontro da Astur-PE será em Olinda, pré-agendado para os dias 01 e 02 de dezembro.

por EDMÉA UBIRAJARA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s