Falando em Turismo

Quem é o turismólogo?

É a profissão daquele ou daquela que tem formação superior em Turismo.

Para que um destino turístico seja realmente capaz de atrair pessoas e alcançar o desenvolvimento sustentável do turismo tão almejado por todos faz-se necessário muito planejamento e estratégia para que toda a cadeia produtiva do turismo possa mover-se em sintonia. Da promoção do destino até o receptivo dos visitantes muitas coisas devem ser tecnicamente analisadas e este é o papel de pessoas que assim como eu tem ensino superior em turismo.

Comumente nós que somos formados na área somos confundidos até com “turistas”. Pasmem! Por incrível que pareça não é raro as pessoas perguntarem nossa área de formação e ao darmos a resposta a pessoa expressar: Ah, você é turista!

Pois bem, o fato é que a nossa profissão é muito recente e, no Brasil, a Lei que reconhece a profissão do turismólogo ( LEI Nº 12.591, DE 18 DE JANEIRO DE 2012) e disciplina seu exercício é uma criança de apenas cinco anos. O fato é que o crescimento da atividade, no Brasil e no mundo, tem exigido cada vez mais a participação efetiva desse profissional que, entre outras atividades, é responsável por “planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo, coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica e também coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico”.
(fonte: Ministério do Turismo)

Bom, como dá pra ver, ser responsável pela gestão de produtos e destinos turísticos vai muito mais além do que viver viajando, esta qualidade é inerente a uma outra profissão, a do guia de turismo, da qual podemos falar num outro momento.

por Anayran Santos
Turismóloga, Pós Graduada em Gestão Cultural
Diretora de Turismo de Agrestina /PE
Diretora de Planejamento da ASTUR/PE

Anúncios